fbpx

CCI – Centro de Convivência Infantil

Histórico:
O Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum CNPJ: 60.547.197/0001-05 com o nome fantasia CCI Casa de Apoio, endereço: Praça José Salvador Silva, 45 Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra, foi fundada em dezembro de 1986 com a finalidade de atender crianças soropositivas (1ª Casa de Apoio para crianças HIV no Brasil). Em 04/08/1990 foi registrada oficialmente como organização sem fins lucrativos.
Durante muitos anos desenvolveu o serviço de acolhimento institucional (regime de abrigo) para crianças e adolescentes com HIV. E em meados de 2010 passou a atender crianças vítimas de maus tratos em situações de vulnerabilidades sociais com idade de 0 a 5 anos, abrigadas por ordem judicial.
Devido à crise socioeconômica e política do país em 31 de março de 2017 encerra os serviços de acolhimento institucional (regime de abrigo). Em 1º de Abril do mesmo ano, passa a realizar serviços de Casa de Apoio, atendendo crianças e adolescentes com câncer e patologias graves oriundas de todo o Brasil, encaminhadas pelos seus municípios/estados para tratamento na cidade de São Paulo.
Essas crianças e adolescentes vem acompanhadas de seus responsáveis legais e alguns já vem com seu doador (na maioria das vezes são parentes) quando diagnósticos de transplantes de fígado ou rins.
A casa tem capacidade de atendimento para 20 usuários (considerando crianças, responsáveis e doadores em casos de transplante).
A Casa de Apoio depende de doações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, bem como doações de outros insumos para atendimento aos usuários para manter os serviços
Missão:
Oferecer assistência social básica com qualidade no atendimento às crianças/adolescentes e seus acompanhantes, durante o período de tratamento em São Paulo.
Visão:
Ser uma Casa de Apoio de referência em excelência de atendimento.
Valores:
Ética
Responsabilidade
Transparência.
Respeito as diferenças.

Infraestrutura:
A Casa é um prédio de 03 andares organizada da seguinte maneira:
Térreo: Garagem, recepção, sala de arquivos, escritório, almoxarifado (arquivo morto) e sala de atendimento de Serviço Social/Psicologia.
1º andar: Brinquedoteca, sala de estar, rouparia, refeitório, cozinha, despensa de alimentos e banheiro masculino e feminino.
2º andar: Quartos com leitos adequados para atender a demanda e banheiros com chuveiros. Área externa: lavanderia.
OBS: Possui um elevador.

Equipe Técnica:
01 Assistente Social/Diretora Social
01 Assistente Social
01 Psicóloga
01 Assistente Administrativo
Ações da Equipe:
Assistentes Sociais: Atendimento social de acolhimento e desacolhimento dos usuários; acompanhamento do processo de saúde de cada criança/adolescente; orientação e encaminhamento sobre benefícios em casos necessários; responsabilidade técnica da organização de documentos de fiscalização dos órgãos públicos e responsabilidade técnica da casa. Recepção de visitas e doações.
Psicóloga: Atendimento individual a criança e seu responsável, conforme necessidades e particularidades de cada família visando fortalecimento emocional para o enfretamento da situação de doença, seu tratamento e o eventual desligamento da casa.
Assistente Administrativo: Digitação de documentos; organização de documentos; organização de arquivo morto e almoxarifado; controle de estoque de insumos; suporte na área financeira e área de TI.
OBS: Uma Assistente Social exerce a função também como Diretora Social: administração geral e financeira da casa; campanhas de captação de recursos; representatividade da Diretoria quando necessário; recepção de visitas de doadores; reuniões e supervisão da equipe. Outra exerce também a função de Supervisão: nas atividades interna dos usuários; orientação aos usuários sobre regimento interno favorecendo boas relações de convívio; recepção e supervisão de profissionais para consertos de manutenção da casa; supervisão dos serviços da cozinheira e voluntários.

SERVIÇOS PRESTADOS AOS USUÁRIOS
Alimentação: Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Suporte de uma cozinheira para elaboração das refeições.
Hospedagem: Acomodações em leitos adequados, sendo um quarto disponibilizado para acomodação de responsáveis pela criança, do sexo masculino em casos necessários. Distribuição de produtos de higiene básica em caso de necessidade familiar. Suporte de faxineira via terceirização uma vez por semana.
Rouparia: Disponibilizamos de roupas de cama, banho, vestuário infantil, calçados e fraldas. Produtos de higiene pessoal.
OBS: Os usuários desfrutam de um espaço de convivência (sala de estar e TV) favorecendo ambiente acolhedor e familiar e brinquedoteca para uso das crianças. O período de permanência na casa não é pré-determinado ou quantificado, pois é vinculado ao tratamento e ao retorno da criança conforme agenda hospitalar (em forma de rodízio).
Projetos:
PROJETO SOCIAL: MULHERES QUE BRILHAM
O projeto é desenvolvido com as mães que acompanham seus filhos. O objetivo é trabalhar a autoestima e empoderamento das mães com foco em geração de renda própria, pois a maioria não pode trabalhar fora de casa devido constantes consultas médicas de seus filhos. A metodologia utilizada são rodas de conversas com temas referentes empreendedorismo, empoderamento entre outros. Algumas mães já se colocaram no mercado de trabalho gerando sua própria renda (manicure; vendedora de lingeries; maquiadora).
LIVRO RECEITAS DE AMOR: Livro sendo elaborado contando um pouco da história da jornada de algumas mães e crianças neste processo de idas e vindas para tratar diagnóstico dos filhos onde elas dão a receita preferida dos filhos e a receita de como enfrentam e superam tudo isso. Estamos em busca de patrocinador para lançar o livro.

Caso queira ser um revendedor, clique no botão abaixo e acesse nosso formulário de cadastro