Assistência Social Dom José Gaspar

Em 1912, uma menina de 11 anos, nascida e criada no Sul do Japão, imigrou sozinha para o Brasil , com a intenção de trabalhar para pagar as dividas do pai, que havia falido. Enquanto trabalhava e enviava suas economias à terra natal, aprendeu a socorrer os necessitados e a propagar a catolicismo entre os Nikkeis. Em decorrência do inicio da guerra entre Japão e Estados Unidos, Margarida, casada e com 3 filhos, viu muitos imigrantes serem presos e milhares de japoneses receberem ordem de evacuação compulsória. Lançou-se então em socorro dos imigrantes que repentinamente se viram destituídos de seus bens. Dedicou-se durante toda a vida às atividades de ajuda aos mesmos e mais tarde aos idosos.        Ler mais…

O amparo que Dona Margarida ofereceu através das entidades katorikku Nihonjin Kyusaikai ( Comissão Católica Japonesa ) , Shakai Fukushi Hojin Kyusaikai ( Assistência Social Dom José Gaspar ) e Nikkei Rojin Homu Ikoi-no-Sono ( Jardim de Repouso São Francisco ), baseou-se na amizade e recursos de seus semelhantes.

A estrutura dessas organizações foi por meio de entidades privadas, como voluntários e organizações não governamentais, uma assistência social colocada em prática por Dona Margarida Vatanabe.

Para conhecer mais sobre a Historia de D. Margarida Vatanabe esta a venda o Livro “Margarida Vatanabe – 53 anos de Assistência a Imigrantes e Idosos” autoria Takashi Maeyama. Mais Informações: (11)3209-0215.

Endereço: Rua Jardim Repouso São Francisco, 881

Bairro: Parque Maria Helena

Cidade: Guarulhos

Cep: 07261-000

Estado: São Paulo-SP

Caso queira ser um revendedor, clique no botão abaixo e acesse nosso formulário de cadastro