fbpx

Movimento Comunitário Estrela Nova

O Movimento Comunitário Estrela Nova atende 900 crianças e adolescentes e adultos, em três núcleos de atuação: Centro de Educação Infantil (CEI) – atendimento integral de crianças de 0 e 3 anos e 11 meses; Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – atendimento no contraturno escolar de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses; Núcleo Família e Comunidade com atividades sociais, culturais e esportivas, Telecentro e plantão psicológico, todas as ações abertas para a comunidade.

Histórico:
O Movimento Comunitário Estrela Nova foi fundado em 1984, quando um pequeno grupo de moradores decidiu reunir-se para discutir uma solução que permitisse enfrentar o abandono do bairro e a pobreza local.
O quadro urbano era totalmente insatisfatório: ruas e vielas esburacadas, mato e lixo tomando conta da região, ratos e esgoto a céu aberto, falta de atendimento para crianças, adolescentes, idosos e às famílias em geral.
Das conversas e discussões, surgiu a organização de mutirões nos finais de semanas e feriados, com homens e mulheres trabalhando na limpeza, canalização de valetas para esgoto etc.

Ao mesmo tempo, uma equipe foi formada no Jardim Paris (região do Campo Limpo, São Paulo-capital) para estabelecer um período de recreação e complementação escolar para ocupar as crianças fora do período escolar, desenvolver uma ação de alfabetização de adultos e pré-escola para crianças de 05 a 06 anos de idade.
Posteriormente, foi formado um grupo de costura com o intuito de ajudar no orçamento familiar e este grupo se autodenominou Estrela Nova.
Moradores do Jardim Helga (região do Campo Limpo, São Paulo, capital) estavam também se organizando para conseguir um barraco para que pudessem instalar uma creche para seus filhos. Dessas reuniões, nasceu o Movimento Comunitário Estrela Nova, com sua primeira sede construída por meio de mutirão.
Ao longo de seus 38 anos, inúmeros projetos e atividades foram desenvolvidos objetivando contribuir para o empoderamento, qualificação e qualidade de vida da comunidade. Atuamos no distrito do Campo Limpo/SP, principalmente junto à comunidade residente no Jardim Paris, Jardim Helga e Jardim Elizabeth.
Atualmente, os principais projetos e públicos atendidos pela organização são: Centro de Educação Infantil (CEI) – atendimento integral de crianças de 0 e 3 anos e 11 meses e suas famílias; Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – atendimento no contraturno escolar de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses e suas famílias; Telecentro (atendimento diário) e plantão psicológico (semanal) – crianças, jovens e adultos da comunidade.
O trabalho realizado no CEI é oferecido através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo. Nele prestamos atendimento para 128 crianças entre 0 e 3 anos de idade e suas famílias, prezando por atividades que promovam o relacionamento saudável com o ser humano e com os elementos da natureza.
Nos inspiramos na Pedagogia Waldorf, cultivando as qualidades únicas que cada criança possui e criando espaços acolhedores para que elas brinquem, cantem, cozinhem, façam trabalhos manuais e ouçam histórias. É a promoção de uma infância plena e sadia.
O trabalho desenvolvido no CCA é realizado através de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e nele atendemos 253 crianças entre 06 a 14 anos de idade e suas famílias.
No CCA são oferecidas atividades que promovem o exercício da cidadania e o fortalecimento de vínculos com foco no desenvolvimento da autonomia e protagonismo juvenil. Nosso objetivo é que as crianças e adolescentes se tornem cidadãos mais conscientes, autônomos e protagonistas de suas próprias histórias de vida.

Assim, oferecemos atividades socioeducativas que enriquecem seu universo cultural e que trabalham valores. Também trazemos para o cotidiano de meninos e meninas hábitos importantes para toda a vida como a leitura, a alimentação saudável e a prática de esportes.
No âmbito do Núcleo Família e Comunidade são promovidas ações sociais, esportivas e culturais para as famílias atendidas pelos programas e para a comunidade. São exemplos destas ações, as visitas domiciliares, o atendimento psicológico, as festas e bazares. Temos, ainda, a nossa quadra poliesportiva que é aberta para momentos de lazer de nossa comunidade.
O trabalho desenvolvido no Telecentro Estrela Nova é realizado através da parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. O serviço contribui para democratizar o acesso dos cidadãos às tecnologias da informação, o uso dos computadores é livre e gratuito para toda a comunidade e os usuários podem estudar, trabalhar e se divertir conectados à internet. E para aqueles que precisam de ajuda com a tecnologia, oferecemos cursos básicos de informática e oficinas temáticas.
Mensalmente são atendidas 900 pessoas nos três núcleos Estrela Nova. Missão Potencializar o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, por meio de ações socioeducativas, para que se tornem protagonistas de suas vidas.
Visão Ser referência municipal em desenvolvimento comunitário.
Valores Sustentabilidade: cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com os recursos da organização; Acolhimento: considerAção pelo outro Respeito: tratar e considerar o outro sem fazer distinção; Compromisso: atuar no dia a dia com dedicação e qualidade, com melhoria constante e alinhamento com os objetivos definidos; Iniciativa: protagonismo e proatividade. Integridade: atuar de forma clara e correta nas relações.

Endereços:
Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Rua João Bernardo Vieira, 267 – Jardim Paris – CEP 05794-310 – São Paulo – SP

Centro de Educação Infantil (CEI) – Rua Luís Gonzaga Freire, 602 – Jardim Helga – 05794-330 -São Paulo/ SP

Caso queira ser um revendedor, clique no botão abaixo e acesse nosso formulário de cadastro