Lavagem a Seco Ecológica Profissional – Produtos Como Preparar

Lavagem a seco/ecológica o que é e como fazer.

Em tempos onde a população mundial vem aumentando e os recursos naturais diminuindo a cada ano, a lavagem a seco faz total sentindo em nosso dia a dia.

Diferente do que muitos imaginam por se tratar de um processo “sem água” onde a limpeza é feita com o atrito de um pano sobre a sujeira e a superfície do veiculo, ele é um processo muito seguro quando feito corretamente. É um tipo de lavagem ideal para quem mora em prédios, ou que esteja passando por algum racionamento de água.
Seu conceito é simples, ao ser aplicado sobre a superfície do veiculo, o produto agirá soltando a sujeira de sobre a pintura e envolvendo as partículas de sujeira, a base de cera contida em sua composição irá garantir alta lubrificação entre o pano e a pintura promovendo uma limpeza suave, deixando ainda uma camada protetora de cera sobre a pintura.

A garantia de um serviço sem riscos à pintura não dependerá apenas do produto utilizado. Para o processo é inevitável o uso de boas toalhas de microfibras, que possuam cerdas grandes garantindo que a sujeira retirada da pintura entre em suas cerdas e não fiquem em sua superfície em atrito com a pintura. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Para o processo de limpeza à seco existem dois métodos utilizados, o convencional e o Rinsed Wash, explicados abaixo:

Convencional: Esse método o produto é colocado em um pulverizador Spray ou de pressão e aplicado sobre a peça a ser trabalhada, o produto age por até um minuto e então com uma flanela limpa e levemente úmida com o produto faz se então a limpeza da sujeira mais pesada. Uma segunda flanela deve ser utilizada para retirar o excesso do produto e proporcionar o lustro.

Rinsed Wash: é um processo que mistura a lavagem com água à lavagem a seco. Utiliza de um a dois baldes com água, grit guard e flanelas, não há a necessidade de água corrente. Esse processo é mais completo e seguro que o convencional quando o carro estiver muito sujo.

O processo consiste em aplicar o produto na peça a ser trabalhada com um pulverizador de pressão ou spray e deixar que o produto aja por até um minuto. Em seguida com uma boa luva de microfibra úmida com o produto, retiramos o excesso de sujeira da peça até que a superfície esteja completamente limpa. Caso necessite mais aplicações na mesma peça e/ou sempre que mudar de peça, a bucha deve ser limpa no balde com água para eliminar as partículas de sujeira, e então aplicada na pintura novamente (sempre com o produto aplicado na peça). Após a remoção de toda a sujeira, uma flanela de microfibra é utilizada para secar toda a área.

Por ser feito peça por peça, a lavagem a seco tende a ser mais detalhada que uma com água, além de não molhar todo o local em que está sendo realizado o serviço e não deixar que aqueles rastros de água fiquem na lataria e vidro ao andarmos com o carro depois de lavado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *